Fundos de Previdência


Necessidade
O que originalmente era uma renda complementar ao Regime Geral de Previdência Social (INSS), se tornou um investimento indispensável na carteira de investimentos de de qualquer investidor.
Objetivo
Acumular uma reserva financeira para resgatar no futuro ou receber em forma de renda. Como o valor de aposentadoria estabelecido pelo INSS é limitado, para os profissionais que têm um salário superior a esse valor, será a garantia de manutenção do seu padrão de vida.
Sucessão Patrimonial
Livre indicação dos beneficiários, que não precisam ser os herdeiros legais.
Em caso de falecimento do titular durante o período de diferimento do plano, os beneficiários indicados recebem o valor acumulado, sem incidência do ITCMD.
Um planejamento financeiro que vai garantir tranquilidade e segurança no momento da aposentadoria.
Tipos de Fundo de Previdência
PGBL
Plano Gerador de Benefícios Livre
Contribuições ao plano dedutíveis da base de cálculo do imposto de renda até o limite de 12% da renda bruta anual tributável, reduzindo o imposto a ser pago ou aumentando o valor a restituir.
Se o participante efetuar um resgate, o Imposto de Renda incide sobre o valor total do resgate (contribuição e rendimentos). Se optar por receber em forma de renda, incidirá sobre o valor da renda.
Ideal para quem faz Declaração Completa de IR.
VGBL
Vida Gerador de Benefícios Livre
Contribuições ao plano não são dedutíveis da base de cálculo do imposto de renda.
Se o participante efetuar um resgate, o Imposto de Renda incide apenas sobre os rendimentos.
Ideal para quem faz Declaração Simplificada de IR, ou quer contribuir além dos 12% dedutíveis no PGBL .
Características dos Fundos de Previdência
aportes
O aporte inicial mínimo é de R$ 10.000,00 e demais contribuições podem ser mensais programadas ou aportes periódicos, com valor mínimo de R$ 500,00, que são feitos por débito automático ou boleto bancário.
portabilidade
Se você tem um plano de previdência em outra instituição, e quer trazer para nós, pode mudar fazendo uma portabilidade.
Esta mudança não gera custos de resgate com o pagamento de impostos.
sem taxas de carregamento
Nossos planos não têm taxa de carregamento, nem na entrada, nem na saída, o que garante melhor rentabilidade.
liberdade
O saldo acumulado pode ser retirado de uma única vez, ao término das contribuições, ou ser efetuada a contratação de renda mensal.
O cliente é livre para resgatar o capital quando quiser, respeitado o prazo mínimo entre resgates de 60 dias.
rentabilidade
Seu capital será gerido de forma profissional por especialistas do mercado financeiro, com diversas estratégias, conservadora, moderada, agressiva. O cliente escolhe a categoria do fundo que está dentro do seu perfil.
Suspensão
É possível suspender as contribuições mensais a qualquer momento, que o saldo acumulado continua rendendo normalmente, e quando quiser retomar, entrar em contato para voltar a fazer as contribuições da maneira desejada.
benefícios fiscais
Alguns benefícios fiscais podem ser adquiridos, tais como a redução de base de cálculo de Imposto de Renda, redução de alíquota incidente, entre outros.
Este fundo de investimento não tem come-cotas, o que potencializa ainda mais a acumulação.
processo
100% digital
Tanto a portabilidade externa, como a contratação de nova proposta, são feitos através de
assinatura eletrônica na plataforma, sem necessidade de
envio de proposta assinada.

Segurança:
De acordo com a Lei Complementar nº 109, as seguradoras ou entidades de previdência privada têm a obrigação de constituir reservas técnicas, fundos e provisões, e este dinheiro deve estar separado dos demais ativos, pois caso haja insolvência da empresa os recursos ficam preservados.
Por se ter a necessidade de garantir aos participantes devida proteção, os Órgãos Reguladores impõem rígidas normas de fiscalização.
As seguradoras e entidades de previdência são regularmente fiscalizadas pela SUSEP, órgão subordinado ao Ministério da Fazenda. Tal fiscalização é feita periodicamente por meio de análises contábeis, de forma que, se identificada alguma irregularidade, poderá a entidade ser punida ou, até mesmo, sofrer uma intervenção.
Regimes de Tributação
PROGRESSIVA
Recolhimento de IR na fonte de 15% para resgates, com ajuste na Declaração Anual.
Para recebimento em forma de renda mensal, o recolhimento do IR é na fonte com base na tabela do IR mensal vigente.

REGRESSIVA
O IR incidirá em função do tempo de permanência de cada aporte. Quanto maior o tempo de contribuição de cada aporte, menor a alíquota do imposto.
Quem manter os aportes por mais de 10 anos, pagará apenas 10% de IR.
